Perguntas mais frequentes


Jogo em diferido

"Jogo em diferido " é a versão moderna do "jogo por correspondência". Em vez de enviar e-mails, agora é mais fácil jogar diretamente pela Internet em uma interface de jogo, mantendo um ritmo que permite que você tenha um tempo para pensar. Dependendo do ritmo de sua escolha, as partidas são distribuídas por vários dias ou semanas. Várias partidas podem ser jogadas simultaneamente e também é possível participar de torneios.

O princípio do jogo em diferido é ter mais tempo para pensar. Assim, o uso de um módulo de análise (Stockfish, Komodo, Fritz, etc.) elimina muito do interesse por essa prática. Pior, se um jogador é "assistido" por um módulo de análise enquanto seu oponente não o utiliza, trata-se simplesmente de trapaça.

No entanto, se vários jogadores quiserem competir "assistidos" por um módulo de análise, sugerimos que eles criem uma subconta reservada para essa finalidade, marcando a caixa "Eu uso um programa de análise para jogar com este nome de usuario”. Assim, um ícone aparecerá ao lado do apelido para indicar que você joga "assistido" por um módulo.

Na página do jogo, clique no ícone representado por uma roda dentada para exibir as opções disponíveis. Basta marcar ou desmarcar as caixas de acordo com suas preferências.

Para iniciar uma partida, duas possibilidades estão disponíveis para você, acessíveis a partir dos dois botões da interface apresentados abaixo

1) Encontrar um adversário

Esse recurso permite que você envie propostas de partida para outros jogadores. Você propõe um ou mais ritmos que se adequam a você, o tipo de jogo, o alcance do ranking Elo de seus adversários, e você pode até mesmo propor uma "Abertura", em particular, inserindo os primeiros lances.

Preencha o formulário e valide. Aqui estão alguns detalhes sobre os campos propostos:

- Ritmos: Se você selecionar vários ritmos, várias propostas de jogos serão enviadas (1 por ritmo selecionado).

- Tipo de jogo:  você pode jogar xadrez "clássico" (Standard) ou Fischer Random.

- Abertura: Você pode começar o jogo com uma série de lances forçados (em formato pgn), o que permite que você trabalhe com uma abertura precisa.

- Adversário:  

  • “todos os jogadores”: envia a proposta para todos os jogadores correspondentes ao ranking Elo especificado.
  • "jogadores em particular”: envia a proposta apenas para os jogadores que você designou.

Quando um jogador aceita uma de suas propostas, você é informado por e-mail.

Esta página também dá acesso às suas propostas enviadas. Você pode cancelá-las a qualquer momento.

2) Propostas recebidas

Esta função permite visualizar as propostas recebidas de outros jogadores para aceitá-las ou rejeitá-las. Após a aceitação, o jogo começa

Um ritmo de 10 movimentos em 10 dias (ou abreviado em 10m/10d) significa que os jogadores devem executar pelo menos 10 movimentos em 10 dias e depois têm 10 dias para jogar os próximos 10 movimentos . E assim por diante... Dias não utilizados não se acumulam.

Para fazer o roque, mova seu Rei duas casas para a direita, para o pequeno roque, ou duas casas para a esquerda, para o grande roque. O roque é permitido somente sob as seguintes condições:

  • todas as casas entre o rei e a torre devem estar vazias
  • nem o rei nem a torre devem ter deixado sua casa original
  • o rei não deve estar em cheque no momento do roque ou depois
  • o rei não pode passar nem terminar em uma casa que esteja sob ataque

No modo Fischer Random, o roque é efetuado colocando-se "o rei na torre" com a qual se deseja rocar.

Se no início de cada partida de Fischer Random os peões de cada jogador são colocados exatamente como no início de um jogo de Xadrez clássico, a posição das peças é sorteada por computador. No entanto, uma torre sempre estará à esquerda do rei e a outra à direita. Um bispo estará sempre numa casa branca e o outro numa casa preta. Na posição inicial, peças brancas e pretas obviamente têm uma posição idêntica e simétrica.

Em Fischer Random existem 960 posições iniciais possíveis: a posição inicial do xadrez clássico e outras 959 posições. Naturalmente, no Fischer Random a regra do roque é modificada para permitir a possibilidade de fazer pequenos e grandes roques a partir de qualquer uma das 960 posições iniciais.

Todas as regras, exceto para os roques, são idênticas as do xadrez clássico .

O roque em Fischer Random

Para executar o roque, basta colocar "o rei na torre" com a qual se deseja rocar. Veja abaixo um exemplo de roque grande com as peças brancas.

Antes
Depois do roque

Como no xadrez clássico:

  • todas as casas entre o rei e a torre devem estar vazias
  • nem o rei nem a torre devem ter deixado sua casa original
  • o rei não deve estar em cheque no momento do roque ou depois
  • o rei não pode passar nem terminar em uma casa que esteja sob ataque

As posições do rei e da torre após o roque são exatamente as mesmas do xadrez clássico .

No menu no topo de cada página do jogo, clique em "Férias".

Em seguida, clique em "Adicionar" para definir um período de ausência. Escolha o seu período de ausência no calendário (clique na data de início e, em seguida, clique na data final para definir o intervalo).

Suas partidas serão pausadas durante esse período e, em seguida, a contagem regressiva será retomada no dia seguinte. É possível cancelar um período de ausência, mas apenas antes que ele comece.

No menu suspenso no topo de cada página do jogo, clique em "Torneios". Observe que esse recurso está disponível apenas para assinantes.

Note que o acesso direto também está disponível na página do jogo:

Isso levará você à página abaixo, que lista os torneios dos quais você pode participar.

Participar de um torneio

Basta clicar no botão "Participar" ao lado de cada torneio. Uma vez que o número necessário de jogadores tenha sido alcançado, você será notificado por e-mail de que o torneio começou. Você pode, claro, participar de vários torneios ao mesmo tempo.

Criar um torneio

Se nenhum torneio atende às suas expectativas, a maneira mais fácil é criar um torneio com os critérios de sua escolha: os jogadores convidados (todos os jogadores ou apenas jogadores que você selecionar), o número de jogadores, o ranking Elo, o ritmo de jogo e tipo de torneio: "somente ida" ou "ida e volta".

Você também pode organizar um torneio "temático", inserindo uma abertura, para que todas as partidas deste torneio comecem com essa abertura. A inserção da abertura deve estar no formato PGN (um padrão) e, portanto, com as iniciais das partidas em inglês. Exemplo de uma abertura em espanhol: 1.e4 e5 2.Nf3 Nc6 3.Bb5, etc.

Quando o número necessário de jogadores for atingido, você será notificado por e-mail de que o torneio começou.

Durante uma partida, é possível inserir um comentário para cada lance jogado.

Esses comentários são exibidos ao lado dos movimentos correspondentes. Armazenados na partida, eles também são exibidos no arquivo PGN.

A qualquer momento, é possível entrar em contato com um jogador por e-mail.

- Clique no apelido do jogador para acessar seu perfil:

- Clique no botão "Contatar":

Note que este botão só está presente se o jogador tiver ativado a possibilidade de ser contatado.

- Digite sua mensagem, em seguida valide

Uma vez estabelecido o contato, você poderá, se desejar, continuar se comunicando apenas por e-mail sem ter que passar pelo site.

O ranking Elo, em homenagem ao seu inventor, o matemático húngaro Arpad Elo, calcula o nível dos jogadores entre eles. Este ranking é baseado na probabilidade de vitória de cada jogador.

No site, cada jogador vê seu ranking Elo atualizado automaticamente no final de cada partida. O ranking do site não tem o mesmo caráter oficial do ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) por causa das condições diferentes (a partida é realizada em casa, na frente de uma tela, em 2D, em silêncio, sem nenhum adversário na frente, etc.), mas permite de qualquer maneira localizar-se e localizar o nível dos oponentes.

Estimativa de níveis :

  • 1000-1300 = principiante
  • 1400-1700 = jogador de clube e ocasionalmente de competição
  • 1800-2000 = jogador normal da competição
  • 2100-2300 = jogador amador forte
  • 2400 = Mestre internacional
  • 2500 = grande mestre internacional
  • 2600 = 100 melhores do mundo
  • 2700 = 50 melhores do mundo
  • 2800 = Campeão do Mundo!

Pode ser interessante conhecer um pouco mais os seus oponentes, e mais geralmente os outros jogadores do site. Não hesite em preencher o formulário de apresentação. As seguintes informações podem ser úteis: Há quanto tempo você joga xadrez? Você já jogou em um clube? Se sim, qual? Em qual cidade você mora? Quais são os seus ritmos favoritos?

No site, clique no seu apelido no canto superior direito, depois em "Minha conta" e finalmente em "Meu perfil". Da mesma forma, um "avatar" em vez de nada é sempre mais agradável de se ver.