Perguntas mais frequentes


Jogo ao vivo

A qualquer momento você pode escolher renovar/fazer nova assinatura, clicando em "Tarifas" na parte superior da página, ou "Minha conta" se você estiver conectado com seu nome de usuário.

Se não estiver conectado, a criação de sua conta poderá ser feita no momento da realização de sua assinatura.

Oferecemos diferentes meios de pagamento, tais como o pagamento seguro por Cartão, por Paypal, por Transferência Bancária, por Cheque (apenas para a França), mas também por Audiotel. O prorrogamento de sua assinatura é instantânea se você pagar por Cartão, Paypal ou Audiotel. Ela é adiada se você pagar por Cheque ou Transferência bancária.

Você pode se inscrever clicando no link "Inscrever-se", na parte superior do site

Ao se inscrever, você se beneficiar de um período de testes de sete dias para o jogo ao vivo e o jogo adiado. Esta inscrição é gratuita e sem engajamento. Se decidir não assinar após este período, a decisão é sua!

Este período de testes permite que você verifique se seu computador e sua conexão com a internet permitem acessar corretamente nossas interfaces de jogo.

Você pode falar com todos os jogadores que fazem parte da comunidade (exceto durante o período de teste de sete dias), exceto se o jogador indicar em suas preferências que não deseja isso. Assim, você pode “conversar via chat” ao vivo nas interfaces do jogo ou enviar mensagens por e-mail através do site.

Conversar nas interfaces do jogo

A área de chat se situa à direita do tabuleiro. Após ter selecionado na lista de jogadores aquele com quem deseja falar, você pode escrever uma mensagem e, em seguida, clicar na tecla “Enter” do teclado

Quando seus amigos estão on-line, eles são automaticamente adicionados à lista dos jogadores com quem você pode falar. Da mesma forma que seu adversário quando vocês jogam uma partida.

Nesta lista de jogadores, ao observar uma partida, você observará que pode falar com "@partida". Este é um recurso para enviar uma mensagem para todos os observadores da partida.

Enviar uma mensagem no site

No menu associado ao jogo ao vivo, você pode acessar o Anuário dos jogadores. Pesquise o jogador em questão e depois clique em “Entrar em contato”. Ele receberá sua mensagem por e-mail, e poderá respondê-lo diretamente por e-mail sem passar pelo site (seu endereço de e-mail será fornecido para ele junto com a sua mensagem).

Sim. Você pode criar subcontas ligadas à sua conta principal. Cada subconta funciona como uma verdadeira conta e tem suas próprias preferências e estatísticas. Mas as subcontas têm limites, a principal sendo a de não poder se conectar simultaneamente com várias subcontas.

No início de nossas interfaces de jogos, o tabuleiro está em branco e o jogo não é iniciado automaticamente. Assim, se você tentar mover as peças, elas permanecerão paradas.

Para encontrar um adversário, é preciso enviar uma proposta de jogo a um jogador ou aceitar uma proposta enviada para você. As propostas de jogo são normalmente chamadas de “desafios” dentro das interfaces de jogo.

Podemos enviar/aceitar propostas de jogo ou pedir ao servidor que encontre automaticamente um adversário correspondente aos parâmetros de jogo definidos, ali na área a esquerda do tabuleiro.

Sim, é possível. Entretanto, no momento você não pode realizar esta operação on-line. Entre em contato conosco. Você tem duas opções:

- Reiniciar com uma classificação em branco

- Conservar sua classificação atual

Em todos os casos:

- Sua assinatura migrará para sua nova conta

- Além disso, sua classificação, partidas, estatísticas e outros conteúdos não serão conservados.

É possível mudar de conta em um limite racional (uma ou duas vezes por ano) ou se isso parecer justificável.

Conforme nosso manual de uso, é proibido:

- insultar outros jogadores ou ter comportamento racista

- usar a área de jogo para fins comerciais ou de propaganda

Imediatamente você pode adicionar o jogador à sua lista negra. Tal lista pode ser gerada na aba "Jogo ao vivo" do site, ou diretamente na interface do jogo. Assim este jogador não poderá mais importunar você.

Se um jogador tiver tido um comportamento inconveniente, entre em contato conosco precisando:

- o nome de usuário do jogador em questão

- faça uma cópia da tela da janela de jogo (principalmente em caso de insulto grave, isso constituirá uma prova que nos permitirá agir)

Para realizar uma cópia da tela:

* Clique na tecla “Impr écran syst” ou “Print Screen” de seu teclado.

* Em seguida, vá em “Iniciar”, “Todos os programas”, “Acessórios”, “Paint”.

* Uma vez o “Paint” aberto, vá em “Editar” e “Colar”.

* Você deverá ver aparecer a imagem desejada.

* Agora só lhe resta “Salvar” no formato .JPEG ou .GIF (escolha o formato no menu rolante, evitando os formatos .bmp, .tif ou .doc que são muito pesados),

Nota: se o jogador se mostrar desagradável em resposta a um mau comportamento de sua parte, ou após ter sido provocado, você corre o risco de ser igualmente penalizado.

O que será feito em seguida? Vai depender do caso:

- advertência em caso de primeiro reporte, exceto se o comportamento for julgado grave

- supressão das capacidades de chat

- desativação temporária ou definitiva da conta

- apresentação de uma denúncia se o comportamento violar a lei

Ao se inscrever, seus dados de conexão lhe são enviados imediatamente para o endereço de e-mail informado. São várias as causas possíveis para o não recebimento:

- o e-mail foi entregue em sua pasta de spam (neste caso, verifique o conteúdo desta pasta)

- houve um erro de sintaxe no preenchimento do erro. Neste caso, entre em contato conosco nos indicando seu nome de usuário e o endereço de e-mail correto. Faremos a correção e lhe enviaremos sua senha.

- seu sistema AntiSpam nos demanda uma validação manual do remetente (um e-mail nos é enviado pedindo que entremos em um site para confirmar o envio do e-mail): utilize outro endereço de e-mail. Os e-mails de boas-vindas são automáticos e não podemos atender a estas demandas.

Não hesite em entrar em contato conosco em casos específicos; encontraremos uma solução.

Para realizar um roque, mova o rei duas casas para a direita para um pequeno roque, duas casas para a esquerda para um grande roque.

O roque é autorizado nas seguintes condições:

- todas as casas entre o rei e a torre devem estar vazias

- nem o rei, nem a torre devem ter deixado sua posição inicial.

- nenhuma das três casas (casa de partida, de passagem, de chegada) deve ser controladas por uma peça adversária. (Dessa forma, o roque não evita o xeque)

Conforme nosso manual de uso, é proibido:

- utilizar programas de análises sem ter uma conta acompanhada de um (C) (C para Calcular)

- perder partidas intencionalmente ou aceitar múltiplas vitórias de um jogador que perca voluntariamente.

Imediatamente você pode adicionar o jogador à sua lista negra. Tal lista pode ser gerada na aba "Jogo ao vivo" do site, ou diretamente na interface do jogo. Assim este jogador não poderá mais importunar você.

Se constatar ou desconfiar que um jogador infringe estas regras, você pode submeter a partida suspeita para verificação dentro de 24 horas após a partida.

Solicitar a verificação de uma partida Ao fim de uma partida, à direita da interface, você verá surgir um ponto de exclamação. Clique sobre ele e selecione “Trapaça”. Uma janela será aberta, permitindo escolher a partida em questão. Em seguida, confirme sua solicitação, o que ativará a verificação.
Após análise por um administrador, se a trapaça for provada, o resultado da partida será modificado, os pontos Elo recalculados e as sanções aplicadas. Se a partida tiver sido jogada durante um torneio, este será recalculado em consequência. O jogador indelicado receberá um lembrete do regulamento e será informado das sanções aplicadas. Seu adversário também será informado de que uma ação foi realizada em relação a uma de suas partidas. Em todos os casos, o solicitante será informado das ações realizadas após sua denúncia. As sanções aplicadas ao trapaceiro serão as seguintes: - Se for a primeira vez, o jogador receberá uma advertência que será conservada em seu dossiê. - Em caso de reincidência, o jogador receberá uma última advertência antes da suspensão da conta. - Na terceira denúncia a conta será suspensa.
O cálculo dos pontos Elo na Internet não tem nada a ver com aqueles da Federação Internacional do Xadrez ou da Federação Francesa do Xadrez. Na Internet, falamos de RD (Ratings Deviation – classificação de desvio), baseado no sistema Glicko. Durante a sua primeira partida, você possui uma classificação Elo de 1500 com um RD fixado em 100 pontos. Serão cerca de +50 pontos em caso de ganho ou -50 em caso de perda na primeira partida. A cada partida este RD baixa para, após cerca de 20 a 30 partidas, obter uma classificação Elo bastante confiável em relação ao seu nível. Confiável na internet e no blitz (relâmpago), é claro. Assim, durante as 20-30 primeiras partidas, os ganhos e perdas de pontos são importantes. Vale notar que se um novo jogador começa com uma classificam em 1500 e um RD de 100, é possível que seu adversário também tenha 1500 (ou cerca disso), mas já com 20 ou 50 partidas disputadas. Neste caso, o novo jogador ganhará ou perderá cerca de 50 pontos, enquanto que o outro não perderá nem ganhará mais do que três ou quatro pontos. Para saber mais sobre o modo de cálculo (em inglês): http://www.freechess.org/Help/HelpFiles/glicko.html Vários jogadores jogam apenas na Internet e perguntam se o Elo na Internet pode ser comparado com um Elo real. A resposta é bastante complexa, uma vez que as diferenças são inúmeras: peças em 2D em vez de 3D, tabuleiro de alguns centímetros em uma tela, jogo com o mouse, confortavelmente instalado em sua casa e não em uma sala mais ou menos barulhenta, quente demais, fria demais, etc. e, principalmente, na Internet jogamos em blitz (relâmpago), o que quer dizer que em 1 minuto ou em 10, acontece a blitz (relâmpago). Não de muita importância à classificação Elo na Internet. Além disso, você pode ter uma classificação 1700 Elo em uma área de jogo com jogadores muito fortes e 2200 em outra, onde se encontram jogadores mais fracos. Em algumas áreas você inicia com 1700 Elo, e em outras com 1400 Elo. Como disse Anatoly Karpov: “A classificação Elo é uma média e, sobretudo, um indicador de sua estabilidade.”

Você pode solicitar o reenvio de sua senha nesta página. Por razões óbvias de segurança, sua senha será enviada apenas para o endereço de e-mail indicado durante a sua inscrição. Se você acha que indicou um endereço de e-mail errado durante sua inscrição ou para outros casos específicos, entre em contato conosco.

A partida é declarada perdida por aquele que perdeu a conexão, dando assim a vitória ao seu adversário. No entanto, existem particularidades:

- se o jogador se reconectar em um prazo de 20 segundos, ele ode retomar a partida e continuá-la

- se o jogador que perdeu a conexão tiver uma vantagem material de pelo menos três piões (ou uma peça), a partida é contabilizada para ele como uma derrota, mas nenhum ponto Ele lhe é retirado. Entretanto, seu adversário ganhará os pontos Elo normalmente.

Seria útil definir o tipo de problema encontrado.

Trata-se de um problema de exibição?

A tela de jogo aparece? Ou a tela fica em branco?

Se nada aparece, provavelmente é porque você precisa fazer o download ou atualizar a última versão do plug-in flash para poder executar corretamente o aplicativo. Link para download: http://get.adobe.com/flashplayer/

Trata-se de um problema de conexão?

Observe a mensagem de erro exibida.

Eis as mensagens de erro mais comuns:

* Conexão fechada: seu computador não conseguiu acessar nosso servidor:

1. Verifique se você está conectado a Internet (tente entrar em uma página da internet para testar a conexão ou recarregar a página em uso)

2. Verifique as regras do seu firewall (Consulte a documentação do seu firewall). A conexão deve estar autorizada nas portas de saída 443 e 843.

* Sua assinatura venceu: pense em renová-la para voltar a ter acesso instantaneamente

* Usuário banido: sua conta foi objeto de uma suspensão. Entre em contato com um administrador para saber o motivo

* Seu endereço IP está proibido de se conectar: após abusos e coisas do tipo ligado ao seu nome de usuário, sua conexão de acesso fica proibida. Entre em contato com um administrador para saber o motivo.

* Muitas conexões ativas com o seu endereço IP: um grande número de conexões está em curso com o seu endereço IP.

Mantemos nossos servidores monitorados 24h/24, incluindo aí a qualidade da conexão da rede. São raros os casos (menos de 20 por ano!) em que o servidor e a causa: defeito no servidor ou manutenção programada. Normalmente, trata-se de manutenção e, neste caso, a desconexão não acontece subitamente. Uma mensagem na interface dos jogos lhe informa sobre o fechamento da conexão por um período de tempo determinado.

Além disso, analisamos os casos de desconexão que nos são relatados e fazemos as pesquisas necessárias a fim de descartar qualquer problema no servidor.

Ao contrário do que acontece para navegação em websites ou para a visualização de vídeos, o jogo on-line na internet necessita de uma conexão duradoura, perfeitamente ininterrupta.

A interrupção da conexão pode ter várias causas, sendo as mais frequentes:

- modo de conexão:

Para uma melhor ligação, escolha a conexão através da rede de cabo. Na verdade, as conexões USB ou Wi-fi são consideradas menos estáveis. No entanto, caso você não tenha outra opção além do Wi-fi, eis aqui algumas explicações e conselhos.

As conexões por Wi-fi são muito difíceis de manter por causa da potência de transmissão baixa. A qualidade do sinal Wi-fi depende, em grande parte, de fatores como o material utilizado (antenas de emissão/recepção), ou os obstáculos separando as antenas (partes metálicas).

Eis aqui alguns conselhos que permitem tornar a rede Wi-fi mais confiável:

- Posicione a antena Wi-fi a mais de 30 cm de uma parede.

- Posicione as antenas a 90° uma em relação à outra (perpendicularmente)

- Prefira o canal de emissão 1, 6 ou 11 a fim de evitar a interferência de outros aparelhos eletrodomésticos ou de telefonia. (O canal é ajustado no modem ADSL ou no roteador. Consulte sua documentação)

- O sinal deve ser pelo menos “Bom”, “Muito bom” ou “Excelente”. De outro modo, o sinal será muito fraco e poderão surgir interrupções.

- Alerta aos usuários: No Windows XP, a economia de energia pode causar interrupções na conexão. (Para resolver este problema, vá às propriedades da placa de rede e desative “Autorizar o Windows a desativar este periférico".)

- Alerta aos usuários: Ainda no Windows XP, a rede pode se reinicializar de tempos em tempos. (Para resolver este problema, edite a base do registro. Em HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesLanmanServer, adicione ou modifique a palavra-chave Autodisconnect (DWORD) pelo valor ffffffff (Hexadecimal) ou 4294967295 (Decimal) )

- conexão:

- A qualidade dos seus filtros ADSL é importante (filtros de marca). Certifique-se também de que você tem um filtro ADSL em todas as tomadas onde um aparelho telefônico está conectado.

- O uso de uma extensão telefônica pode ser um problema. Dentro do possível, elimine-as. (Existem extensões especiais ADSL que são blindadas e menos sujeitas a perdas)

Se os problemas persistirem, talvez seja melhor entrar em contato com o seu fornecedor de acesso a fim de verificar sua linha/seu material adsl (modem ou roteador). Você pode solicitar ao seu fornecedor que meça a capacidade ADSL real de sua linha. Se ele informar que a taxa de fluxo real é menor do que a assinada, você pode pedir para descer a uma taxa mais baixa, assim a qualidade de sua conexão poderá será melhorada.