JOGARXADREZ

Como são contabilizados os pontos após uma partida?


O cálculo dos pontos Elo na Internet não tem nada a ver com aqueles da Federação Internacional do Xadrez ou da Federação Francesa do Xadrez.
Na Internet, falamos de RD (Ratings Deviation – classificação de desvio), baseado no sistema Glicko. Durante a sua primeira partida, você possui uma classificação Elo de 1500 com um RD fixado em 100 pontos. Serão cerca de +50 pontos em caso de ganho ou -50 em caso de perda na primeira partida. A cada partida este RD baixa para, após cerca de 20 a 30 partidas, obter uma classificação Elo bastante confiável em relação ao seu nível. Confiável na internet e no blitz (relâmpago), é claro. Assim, durante as 20-30 primeiras partidas, os ganhos e perdas de pontos são importantes.
Vale notar que se um novo jogador começa com uma classificam em 1500 e um RD de 100, é possível que seu adversário também tenha 1500 (ou cerca disso), mas já com 20 ou 50 partidas disputadas. Neste caso, o novo jogador ganhará ou perderá cerca de 50 pontos, enquanto que o outro não perderá nem ganhará mais do que três ou quatro pontos.
Para saber mais sobre o modo de cálculo (em inglês): http://www.freechess.org/Help/HelpFiles/glicko.html
Vários jogadores jogam apenas na Internet e perguntam se o Elo na Internet pode ser comparado com um Elo real.
A resposta é bastante complexa, uma vez que as diferenças são inúmeras: peças em 2D em vez de 3D, tabuleiro de alguns centímetros em uma tela, jogo com o mouse, confortavelmente instalado em sua casa e não em uma sala mais ou menos barulhenta, quente demais, fria demais, etc. e, principalmente, na Internet jogamos em blitz (relâmpago), o que quer dizer que em 1 minuto ou em 10, acontece a blitz (relâmpago).
Não de muita importância à classificação Elo na Internet. Além disso, você pode ter uma classificação 1700 Elo em uma área de jogo com jogadores muito fortes e 2200 em outra, onde se encontram jogadores mais fracos. Em algumas áreas você inicia com 1700 Elo, e em outras com 1400 Elo.
Como disse Anatoly Karpov: “A classificação Elo é uma média e, sobretudo, um indicador de sua estabilidade.”