Quais são as regras básicas do Fischer Random?

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Se no início de cada partida de Fischer Random os peões de cada jogador são colocados exatamente como no início de um jogo de Xadrez clássico, a posição das peças é sorteada por computador. No entanto, uma torre sempre estará à esquerda do rei e a outra à direita. Um bispo estará sempre numa casa branca e o outro numa casa preta. Na posição inicial, peças brancas e pretas obviamente têm uma posição idêntica e simétrica.

Em Fischer Random existem 960 posições iniciais possíveis: a posição inicial do xadrez clássico e outras 959 posições. Naturalmente, no Fischer Random a regra do roque é modificada para permitir a possibilidade de fazer pequenos e grandes roques a partir de qualquer uma das 960 posições iniciais.

Todas as regras, exceto para os roques, são idênticas as do xadrez clássico .

O roque em Fischer Random

Para executar o roque, basta colocar "o rei na torre" com a qual se deseja rocar. Veja abaixo um exemplo de roque grande com as peças brancas.

Antes
Depois do roque

Como no xadrez clássico:

  • todas as casas entre o rei e a torre devem estar vazias
  • nem o rei nem a torre devem ter deixado sua casa original
  • o rei não deve estar em cheque no momento do roque ou depois
  • o rei não pode passar nem terminar em uma casa que esteja sob ataque

As posições do rei e da torre após o roque são exatamente as mesmas do xadrez clássico .


Publicado em , Actualizado el