Se no início de cada partida de Fischer Random os peões de cada jogador são colocados exatamente como no início de um jogo de Xadrez clássico, a posição das peças é sorteada por computador. No entanto, uma torre sempre estará à esquerda do rei e a outra à direita. Um bispo estará sempre numa casa branca e o outro numa casa preta. Na posição inicial, peças brancas e pretas obviamente têm uma posição idêntica e simétrica.
Em Fischer Random existem 960 posições iniciais possíveis: a posição inicial do xadrez clássico e outras 959 posições. Naturalmente, no Fischer Random a regra do roque é modificada para permitir a possibilidade de fazer pequenos e grandes roques a partir de qualquer uma das 960 posições iniciais.
Todas as regras, exceto para os roques, são idênticas as do xadrez clássico .
O roque em Fischer Random
Para executar o roque, basta colocar "o rei na torre" com a qual se deseja rocar. Veja abaixo um exemplo de roque grande com as peças brancas.
Como no xadrez clássico:
- todas as casas entre o rei e a torre devem estar vazias
- nem o rei nem a torre devem ter deixado sua casa original
- o rei não deve estar em cheque no momento do roque ou depois
- o rei não pode passar nem terminar em uma casa que esteja sob ataque
As posições do rei e da torre após o roque são exatamente as mesmas do xadrez clássico .