Perguntas mais frequentes


Treinamento tático

Puzzle: designa um exercício a ser resolvido com um ou vários movimentos.

Série: designa o agrupamento de vários exercícios (frequentemente 10) realizados um após o outro, ao fim do qual uma pontuação total é calculada.

Os exercícios táticos são como uma ginástica para a mente, indispensáveis para aguçar sua visão do jogo. Treinar diariamente permitirá a você reconhecer rapidamente as disposições específicas das peças que favorecem as combinações e desenvolverá seu instinto tático. O módulo “treinamento tático” é realizado em um universo lúdico. O modo “mix’ trabalhará a sua memória. E o modo “batalha” oferecerá a oportunidade de enfrentar adversários. Uma boa forma de apimentar os exercícios!

Como para todo serviço novo, a resposta é sim. Estaremos atentos às suas observações e sugestões e, se necessário, efetuaremos melhorias e modificações. Este poderá ser o caso, principalmente, em relação ao modo de cálculo do Elo para o qual certo recálculo é necessário. Idem para as estatísticas oferecidas.

Em relação aos puzzles, a base de dados se reforçará com o tempo.

Dois Elos são calculados. Um Elo “tático” e um Elo “batalha”. Eles são calculados utilizando o sistema Glicko.

O Elo tático : um Elo tático é calculado após cada exercício, mas somente durante a 1º vez. Se você refizer o mesmo exercício mais tarde, isso não causará uma mudança do Elo.

Este cálculo é feito no modo treinamento, mas também no modo mix ou no modo batalha.

Para calculá-lo nos baseamos:

- no tempo de resolução

- no número de erros

Cada puzzle foi avaliado por nós e recebeu um Elo. Assim como calcularíamos o Elo de um jogador contra um adversário real, avaliamos o Elo do jogador em relação à força do puzzle.

Uma vitória é calculada se o puzzle tiver sido resolvido no tempo de referência (30 segundos por movimento no máximo) e se nenhum erro tiver sido cometido.

Um empate é calculado se o puzzle tiver sido resolvido no tempo de referência e apenas um erro tiver sido cometido.

Uma derrota é calculada em todos os outros casos (tempo de referência ultrapassado e/ou número de erros superior a um).

O Elo batalha: é calculado após cada batalha, após comparação das pontuações dos dois jogadores. À pontuação mais importante é atribuída uma vitória, à outra uma derrota. Em caso de igualdade, temos um empate.

Uma pontuação é calculada após cada puzzle e um total obtido ao fim de cada série.

A pontuação varia de 0 a 100.000 pontos para cada puzzle.

Isso permite avaliar seus desempenhos com mais precisão do que um simples cálculo Elo.

Como o tempo de resolução e o número de erros são levados em conta, sua pontuação permite a você avaliar seu progresso, principalmente quando você refaz a mesma série várias vezes. Neste caso, quando sua pontuação melhora, você é avisado ao fim de cada puzzle.

O modo treinamento é o percurso padrão. Cada série é organizada em uma ramificação de abas. Você escolhe a opção que quer trabalhar o tipo de exercício que combina com você, bem como sua dificuldade.

Categorias: cada categorias dispõe de um ícone que descreve, por vezes, o número de movimentos (x1, x2, x3, ...), mas também a força dos puzzles (ilustrado por um rosto verde [fácil], laranja [moderado] e vermelho [difícil]). Veja abaixo o exemplo de uma categoria de puzzles fáceis a serem resolvidos em três movimentos.

Chamamos de “modo mix” a geração aleatória de puzzles. Quando geramos um “mix”, 10 puzzles são selecionados ao acaso, usando toda a base de dados de puzzles, levando em conta seus parâmetros (força Elo, puzzles já realizados apenas uma vez, apenas os puzzles não resolvidos, escolha da aba, ...).

Como os tipos de exercícios (xeque mate, fork, espeto, ...) são misturados, isso permite trabalhar a mente de outro modo e, assim, desenvolver outros reflexos.

Uma “batalha” é uma partida que opõe dois jogadores. Com um sistema de envio/recepção de desafios para coloca-los em relação, estes se enfrentam em 10 puzzles selecionados ao acaso tendo como base toda a base de dados. Esta seleção é feita levando-se em conta a força dos dois jogadores.

Os dois jogadores não precisam estar disponíveis ao mesmo tempo no site para disputar a “batalha”; eles jogam cada um na sua vez, o resultado final sendo exibido quando os dois jogadores tiverem terminado o percurso.

Um Elo “batalha” é calculado após cada “batalha”, comparando a pontuação dos dois jogadores para decidir houve um ganhador, um perdedor ou um empate.

Competições serão organizadas em intervalos regulares no site. As datas dos próximos torneios serão exibidas antecipadamente na página inicial do módulo treinamento.

As competições acontecerão em um dia e uma hora determinados e terão duração limitada entre 10 e 30 minutos.

Será necessário fazer uma inscrição antes. Uma vez iniciado o torneio, será tarde demais.

No final da competição será feita uma classificação e os três primeiros colocados serão destacados nas estatísticas do jogador.

Diferentemente das “batalhas” que utilizam os puzzles originários da base de dados do treinamento, os torneios acontecerão com puzzles novos.

Na realidade, a interface de jogo foi concebida para se adaptar às telas de celulares e tablets.

Na parte inferior da página, um botão “Abandonar”, e no modo para celular um ícone permite abandonar um puzzle e passar para o seguinte. Se um puzzle for feito pela primeira vez, uma perda Elo é calculada em caso de abandono.