Perguntas mais frequentes


Jogo ao vivo - Torneios

No painel à esquerda do aplicativo, se encontra uma aba “Torneio” com uma lista de torneios: futuros, atuais, meus últimos torneios.

Futuros: torneios programados, mas com inscrições ainda não abertas.

Atuais: propõe os torneios com inscrições abertas, torneios em curso e torneios recentemente finalizados.

  1. Inscrições abertas: para se inscrever clique simplesmente no torneio de sua escolha e, em seguida, em “Registrar minha participação” se o torneio lhe convier. Esta função também está disponível clicando em “Visualizar”. Uma mensagem confirmará a sua participação.

  2. Em curso: permite que você acompanhe as partidas, resultados e classificações de um torneio ao vivo.

  3. Finalizados: retoma os torneios finalizados recentemente para consulta.

Meus últimos torneios: mantém na memória todas as suas participações, resultados e classificações.

Uma vez que o torneio esteja com inscrições abertas, você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento. Para isso, vá ao painel à esquerda da interface e clique em “Torneios”, sem seguida, clique no torneio no qual está inscrito e, por fim, em “Cancelar minha participação”. Se esta frase não aparecer é porque é tarde demais para cancelar sua assinatura. Esta função também está disponível na ficha do torneio.

Quando uma rodada inicia e sua partida do torneio começa, você deve estar presente na área de jogo. Se não estiver conectado na área de jogo neste momento, você será declarado ausente e não poderá mais participar da continuidade do torneio. Se estiver impossibilitado de continuar no torneio, jogue limpo, pense nos outros jogadores e avise-os. Para isso, vá até a ficha do torneio e clique na ação “Abandonar o torneio”.

Uma vez inscrito em um torneio você deve esperar por ele para ser lançado. A fim de não aguardar inutilmente diante de um tabuleiro estático (ou no caso de uma ausência durante uma rodada, por exemplo), é possível jogar normalmente outras partidas na área de jogo antes e mesmo durante um torneio. Antes de cada rodada de um torneio você verá aparecer um aviso (ver imagem abaixo) de que sua próxima partida começará em um prazo de 1 minuto, com um cronômetro. Isso lhe dá um tempo para terminar uma eventual partida em curso. Atenção, as partidas dos torneios são prioritárias! Se você estiver jogando quando a partida do torneio começar, a partida em curso será automaticamente abandonada à sua desvantagem.

Claro que sim! As partidas jogadas em torneio contam para a classificação Elo da mesma forma que as outras partidas jogadas na área de jogo.

Se perder a conexão quando não estiver jogando uma partida (entre duas rodadas, por exemplo), isso não terá nenhuma incidência em sua participação no torneio, do momento em que retornar ao momento da sua próxima partida. Se perder sua conexão durante uma partida, aplicam-se as mesmas regras que para todas as outras partidas na área de jogo ao vivo, ou seja, você dispõe de 30 segundos para se reconectar. Uma vez ultrapassado este tempo, você será declarado perdedor. Se tiver problemas frequentes de perda de conexão, entre em contato conosco através do suporte, que indicaremos alguns procedimentos que poderão ajudá-lo.

É possível participar de um torneio tanto com a sua conta principal quanto com suas subcontas, mas não com as duas ao mesmo tempo.

A fim de lhe oferecer mais liberdade, você pode criar torneios de acordo com seus próprios critérios. No painel à esquerda da interface, na aba “Torneios”, se encontra um botão “Criar um torneio” que deixará aparecer um painel representado pela imagem abaixo.

No primeiro menu rolante, você define o tipo de torneio. Um sistema suíço vai propor o emparceiramento entre jogadores com o mesmo número de pontos. Enquanto em um torneio todos contra todos, todos os jogadores jogarão contra todos os outros; um torneio todos contra todos “ida e volta” será um torneio todos contra todos duplo, onde cada jogador reencontrará todos os outros, uma vez com as peças brancas e outra com as peças pretas.

Você também pode definir um intervalo Elo para os participantes. A cadência do jogo, com ou sem incremento, por exemplo 5+2 definirá partidas de 5 minutos para cada jogador com um acréscimo de 2 segundos para cada movimento jogado. E, por fim, você pode escolher a ordem do sistema de desempate.

Além disso, você pode criar torneios privados, restritos a uma lista de usuários definidos por você ou públicos, abertos a todos os jogadores. Não deixe de inserir um texto de apresentação, visível para todos, na ficha do torneio.

Com a finalidade de desempatar jogadores com o mesmo número de pontos, você tem à disposição vários sistemas de desempate. Você pode definir a ordem em que eles serão utilizados.

Sistemas de desempate
Sistemas de desempate DISPONÍVEL
SISTEMA
SUÍÇO

DISPONÍVEL
TODOS CONTRA
TODOS

Descrição do sistema de desempate
Sonneborn-Berger x x Soma dos pontos dos adversários vencidos e a metade dos pontos dos adversários com quem empatou
Número de vitórias x x Número de partidas vencidas
Número de vitórias com as peças pretas x x Número de partidas vencidas com as peças pretas
Buchholtz x Soma dos pontos dos adversários
Buchholtz Mediana 1 x Como o sistema Buchholtz, mas retiramos a pontuação do mais fraco e do mais forte da série
Buchholtz Mediana 2 x Como o sistema Buchholtz, mas retiramos as pontuações dos dois mais fracos e dos dois mais fortes da série
Buchholtz Menos 1 x Como o sistema Buchholtz, mas retiramos a pontuação do mais fraco da série
Buchholtz Menos 2 x Como o sistema Buchholtz, mas retiramos as pontuações dos dois mais fracos da série
Cumulativo x Soma das pontuações dos adversários
Desemepnho elo x Média elo dos adversários
Se constatar ou desconfiar que um jogador infringe estas regras, você pode submeter a partida suspeita para verificação dentro de 24 horas após a partida. Solicitar a verificação de uma partida Ao fim de uma partida, à direita da interface, você verá surgir um ponto de exclamação. Clique sobre ele e selecione “Trapaça”. Uma janela será aberta, permitindo escolher a partida em questão. Em seguida, confirme sua solicitação, o que ativará a verificação. Após análise por um administrador, se a trapaça for provada, o resultado da partida será modificado, os pontos Elo recalculados e as sanções aplicadas. Quanto ao torneio, a pontuação será recalculada. O jogador indelicado receberá um lembrete do regulamento e será informado das sanções aplicadas.
As sanções aplicadas ao trapaceiro serão as seguintes:
- Se for a primeira vez, o jogador receberá uma advertência que será conservada em seu dossiê.
- Em caso de reincidência, o jogador receberá uma última advertência antes da suspensão da conta.
- Na terceira denúncia a conta será suspensa.

Quando você organiza um torneio (acessível no painel à esquerda, aba “Torneios”, clicando em um dos torneios e depois em “Visualizar”), tem a responsabilidade de resolver eventuais problemas reportados pelos outros jogadores. Na ficha do torneio, a ação “Problemas reportados” mostra as denúncias feitas pelos participantes do torneio. Além do mais, quando um novo problema é reportado, você é avisado na área de notificação (em baixo do painel à esquerda). Em caso de trapaça, você pode rever a partida, fazer o download dela no formato “pgn” para verificá-la e, em caso de confirmação, excluir o jogador, atribuir o ponto da partida ao jogador adversário e recalcular e recalcular os pontos do torneio.

Se após verificação a trapaça for confirmada, o trapaceador será excluído do torneio, o ponto da partida em questão atribuído ao adversário e os pontos do torneio recalculados. Além disso, os pontos Elo serão reajustados para a partida em questão, mesmo se o torneio já tiver terminado. Por fim, se o trapaceador for reincidente (ao menos dois torneios em um período de um mês), ele ficará proibido de participar de torneios até nova ordem.

No entanto, cabe ao jogador pensar duas vezes antes de pensar em trapacear. Lembramos que no momento da inscrição, a caixa: “Eu me comprometo a respeitar o manual de uso”, que estipula claramente a proibição formal de usar um módulo de análise para jogar foi marcada. Não respeitar esta parte do “contrato” nos libera totalmente de respeitar a nossa parte do mesmo contrato e, dessa forma, o acesso pagante a área de jogo do trapaceador não estará mais garantida.

Damos muita importância ao comportamento dos jogadores na área de jogo. A honestidade, o jogo limpo, o respeito ao adversário não são palavras em vão. Caso tenha falhado, você deverá entrar em contato conosco através do suporte e analisaremos estas solicitações caso a caso.

Ao organizar um torneio, todos os jogadores colocados por você em suas listas negras estarão proibidos de se inscreverem.

Pode acontecer, principalmente para os torneios com sistema suíço, de ser impossível realizar um emparceiramento em uma rodada, por exemplo, em um número grande de jogadores deixar o torneio. Neste caso, o torneio será finalizado imediatamente, sem a realização da rodada seguinte. Uma classificação final será realizada nas mesmas condições nas quais seria se o torneio tivesse sido finalizado normalmente.

Você pode jogar torneios com o sistema suíço (a partir de seis jogadores), ou torneios todos contra todos (apenas ida ou ida e volta) a partir de quatro jogadores.

Se ao estar prestes a começar um torneio não tiver atingido o número mínimo de jogadores, este será cancelado. Caso você esteja inscrito em um torneio e este for cancelado, você será avisado na área de notificação, na parte inferior do painel à esquerda.

Neste momento, o módulo dos torneios está sendo oferecido para um período de testes. Em um primeiro momento desejamos reunir o máximo de informações, sugestões, críticas construtivas, etc. Tudo isso pode nos ser enviado através do suporte. Só depois disso é que vamos conjecturar a possibilidade de organizar torneios com prêmios. Estamos abertos a sugestões a este respeito, não hesite em entrar em contato conosco através do suporte.

Quando os torneios são organizados pela Europe Echecs, o organizador deste é identificado como “TournamentBot”. Em todos os outros casos, no lugar do organizador aparecerá o nome de usuário do jogador que organiza o torneio.

Na área “Jogo ao vivo” do site, no menu superior, clique em “Torneios”.

Em seguida, clique em “Meus torneios arquivados”, e depois clique novamente no torneio para exibir sua ficha.

A partir daqui, você pode fazer o download ou visualizar uma ou todas as partidas